TRILHAS PARA O FUTURO

O projeto Trilhas para o Futuro tem como foco a ampliação da sustentabilidade e qualidade de vida da comunidade atendida, através de geração de renda com ações práticas na área de ecoturismo, visando a exploração sustentável e organizada dos recursos naturais locais, propiciando ainda, um precioso intercâmbio de saberes entre índios e juruás (não-índio), contando com a parceria do Escoteiro Harmonia – 173/RS.

Objetivo

O Objetivo geral do projeto é oportunizar a viabilização de uma nova fonte de renda, através da exploração sustentável e organizada dos recursos naturais da comunidade, ampliando a sustentabilidade e a qualidade de vida da comunidade e estimulando o intercâmbio cultural entre indígenas e juruás (não índio).

Proposta

A proposta é desenvolvermos uma metodologia de trabalho voltada à convivência responsável com o ambiente natural, dedicado a construir a conscientização, apreciação e, além de tudo, o respeito pelas áreas naturais. A necessidade de se difundir práticas de mínimo impacto é uma resposta para a crescente demanda de visitantes ao ambiente natural, assim, será possível compatibilizar as atividades de conservação e ecoturismo respeitando-se tanto os ecossistemas como a diversidade de expectativas e a qualidade da experiência dos visitantes.

Benefícios

Entre os benefícios diretos dessa metodologia estão a contribuição à sustentabilidade da comunidade atendida, a possibilidade de diversificação de atividades pela minimização dos impactos inerentes, a promoção da educação ambiental e o desenvolvimento de uma consciência de conservação e respeito ao meio ambiente.

Outro ponto fundamental deste projeto é propiciar o intercâmbio cultural e a multiplicação de saberes. Essa troca é muito rica e trará mais conhecimento entre indígenas e não indígenas, gerando um (re)conhecimento da diversidade cultural.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s