CULTURA INDÍGENA NA ESCOLA

O projeto Cultura Indígena na Escola viabilizará uma maior integração entra as culturas indígena e juruá (não indío). Vivemos uma época em que a consciência de que o mundo passa por transformações profundas é cada dia mais forte. Esta realidade provoca em muitas pessoas e grupos, sentimentos, sensações e desejos contraditórios, ao mesmo tempo de insegurança e medo, potenciadores de apatia e conformismo, como também de novidade e esperança, mobilizadores das melhores energias e criatividade para a construção de um mundo diferente, mais humano e solidário.

Objetivo

O Objetivo geral do projeto é o promover o intercâmbio cultural através do fomento à interculturalidade da educação nas escolas e o reconhecimento do direito à diversidade.

Proposta

A sociedade começa a se preocupar pela construção de dinâmicas sociais mais inclusivas e participativas. A reflexão sobre o papel da educação em uma sociedade cada vez mais de caráter multicultural, é recente e crescente no nível internacional e, de modo particular, na América Latina. Esta perspectiva surge não somente por razões pedagógicas, mas principalmente por motivos sociais, políticos, ideológicos e culturais. Recentemente, o reconhecimento das diferentes culturas presentes no mesmo país tem favorecido o desenvolvimento desta preocupação no bojo dos esforços de promoção de uma educação intercultural.

A cultura escolar predominante nas nossas escolas se revela como “engessada”, pouco permeável ao contexto em que se insere, aos universos culturais das crianças e jovens a que se dirige e a multiculturalidade das nossas sociedades.

Desafio 

O desafio deste projeto é considerar a educação intercultural como um princípio orientador, teórica e praticamente, dos sistemas educacionais na sua globalidade.

Metodologia

Através de atividades a serem desenvolvidas nas escolas públicas e particulares, que englobam palestras, seminários e apresentações artísticas dos corais Kaingamg e Guarani estaremos promovendo o intercâmbio cultural e revitaliando a cultura ancestral.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s